domingo, 17 de julho de 2011

Sombras e as roupas - Tutorial

Olá gente!
Hoje eu resolvi postar um pouco sobre sombras. São mais importantes do que o batom na hora de combinar com a roupa. Então, vamos do básico até o mais sofisticado.


O tal da maquiagem "nude", o que é?
O nude é um tipo de maquiagem básica, porém, de vez em quando complicada de fazer. O nude destaca todo o rosto, porque na verdade, o seu propósito é deixar o seu corpo natural e uniforme. Por isso, que muitas das vezes quando falamos de "nude" ligamos as cores bege e marrom, é o que fica mais natural a qualquer tipo de pele. Mas existem maquiagem "nude" com outras cores. O que se tem que fazer é saber combinar as sombras: com uma bem clara você contorna a palpebra e com outra de uma cor diferente mas do mesmo tom, marcar a palpebra (ou seja, meio que fazer uma "linha", marcando mais ainda a parte que é entre o término da palpebra e o início da região da sombrancelha). Junto com as sombras, vem o blush do tom da sua pele e o batom é sempre o "clarinho". Marrom clarinho, rosa clarinho, e por aí vai.
A maquiagem "nude" é aquela que serve para qualquer ocasião: desde um churrasquinho na laje na casa da tia quanto ser madrinha de um casamento. Tudo depende da roupa que você vai usar e com quais cores você vai usar o nude. Por exemplo, para o estilo "churrasquinho-na-laje-da-casa-da-tia" a combinação azul bebê como sombra principal e o rosa/roxo/verde bebê para marcar é ótima. Já a sombra bege e a marcação marrom ou dourado serve para uma ocasião mais requintada.
Com quais roupas usar: roupas nude, aquele jeans básico, o branco, o preto... se souber combinar o estilo da roupa com a maquiagem, fica perfeito.

Sombra dual (duas cores), quando devo usar?
Existem dois tipos de sombra dual: aquela que você usa o branco/prata/dourado no canto do olho para iluminar e o resto do olho usar uma outra cor, e existe o dual meio a meio: metade da pálpebra uma cor, metade outra. Essa já é mais fácil de explicar. Não tem regras, você pode usar até roxo com laranja (um dia eu consigo upar esse tutorial). Tudo depende da roupa que você está usando. Se ela pedir uma atenção a mais para os olhos, faça um dual. Boa parte das vezes, nem precisa de delinear o olho. Apenas a sombra já marca bem. A ocasião que você pode usar um dual é qualquer. Da festinha simples ao festão chique. Não recomendo usar o preto e nem cores escuras quando a sua roupa não for escura: você pode muito bem chamar a atenção para os seus olhos com um duo diferente e bem iluminado.

Trio de sombras e os seus tipos:
Eu (Alba), A M O usar trio de sombras! Acho que boa parte das vezes que faço simbras, faço trio. Uma forma básica, rápida e que fica hiper chique, é igual ao dual: a diferença é que você inclui uma outra cor brilhante para marcar abaixo da sombrancelha. Tem a degradê trio, que eu gosto de fazer. Costumo a passar preto bem perto da pálpebra superior, depois vou mesclando com um dourado bem forte mais pra cima e depois um dourado para iluminar. Fica lindo, com qualquer cor. Um trio muito bom é você fazer igual ao dual meio a meio e colocar alguma cor bem destacada no meio. Por exemplo: uso um verde claro até o meio da pálpebra e depois um verde escuro. Exatamente no meio, eu passo um dourado, ou prata, ou preto.
Trio de sombras já está no nível do sofisticado. Tipo igreja domingo a noite, sabe? O preto já tá liberado nesse. Mas saiba usar o preto com moderação. Além de manchar, em certos tons de pele não é muito legal.

Quarteto de sombras = dificuldade!
Demorei muito tempo pra aprender a fazer maquiagem com 4 cores de sombras. É muito comum vermos por aí um quarteto de sombras para serem usados juntos. Eu ganhei um quarteto preto da avon e atrás veio explicando como usar. Por exemplo: nesse quarteto veio branco, prata, cinza e preto. A esponja era até diferente, porque uma delas era pra por no canto dos olhos certinho, que era o prata. Com ele, você poderia passar rente a pálpebra inferior também. Logo depois da pequena iluminação, usa-se o cinza para puxar o degradê com o preto. Ao final, passar o branco abaixo da sombrancelha. UFA! Como é difícil! Aí sim, só em momentos muito especiais você vai ter um trabalho todo desses. Até porque, quando se usa um quarteto de sombras, é natural que sejam cores bem fortes, que chamem a atenção. Então, o resto do corpo deve chamar a atenção também!


Então amores, vou postar alguns exemplos no tumblr e deixar as fotos na galeria. Não se esqueçam de sempre ir lá visitar, pode ter algo novo.
Espero que tenham gostado! =D
xoxo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário